CONSULMAR GANHA CONCURSO DO PROJETO E EIA DA ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL DE PRAIA NA FIGUEIRA DA FOZ


(Jul. 2021) O concurso para elaboração do “Projeto de Execução e Estudo de Impacte Ambiental da Alimentação Artificial de Praia no Troço Costeiro a Sul da Figueira da Foz (Cova-Gala – Costa de Lavos)”, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), foi ganho pela CONSULMAR em consórcio com a Nemus e Hidromod, duas empresas relacionadas com o Grupo CONSULMAR.
Nesse concurso estiveram envolvidas as principais empresas portuguesas com conhecimento neste domínio, bem como o Grupo Artelia, uma das principais empresas internacionais especialista em obras marítimas.
Trata-se de uma intervenção que visa compensar o recuo da linha de costa, no troço costeiro a sul da foz do rio Mondego, em consequência das intervenções realizadas ao longo dos anos de estabilização da barra da Figueira da Foz e de melhoria das condições de navegabilidade e acesso ao porto desta cidade.
De facto, aquele troço costeiro é um dos mais ameaçados do litoral de Portugal continental, registando recuos consideráveis desde há muito anos, processo que importa mitigar.