Expansão e Modernização dos Portos de Vale de Cavaleiros e Furna, Cabo Verde

A CONSULMAR, em associação com gabinete local, é responsável pela revisão do projecto, pela fiscalização e coordenação de segurança, bem como o acompanhamento ambiental das Empreitadas de Execução das Obras de Expansão dos Portos de Vale de Cavaleiros, na ilha do Fogo, e da Furna, na ilha Brava, ambas a cargo de consórcio português.
Sendo um investimento da ordem do 22,5 MEuro, cofinanciado pelos Estados português e cabo-verdiano, no porto de Vale de Cavaleiros estão previstas obras de abrigo, cais de pesca com 30m e novo cais comercial com 100m, alargamento e reequipamento do cais actual, terraplenos e as respectivas infra-estruturas, bem como edifícios, parque de estacionamento, arranjos exteriores e repavimentação da estrada de acesso ao porto.
No porto da Furna, está prevista a construção dum novo cais polivalente com 75m, a extensão do existente de 60m e seu reequipamento, bem como dois edifícios (gare marítima e administrativo) e as redes de energia e iluminação de apoio aos cais. A consolidação da falésia na estrada de acesso, completa o conjunto das intervenções iniciadas em 2010 e com conclusão prevista para 2013.

Localização: Ilhas do Fogo e Brava, Cabo Verde
Dono da Obra: Direcção Geral de Infra-Estruturas – Ministério das Infra-estruturas e Economia Marítima de Cabo Verde