Hotel Amanduna, na Comporta – Fundações e Estrutura

O Hotel Amanduna faz parte da cadeia Aman Resorts que tem um conceito de hotel de luxo exclusivo com uma imagem e serviço extremamente exigentes.
O projeto, com arquitetura da DENNISTON/ RISCO, consiste num empreendimento composto por um conjunto de pavilhões dispersos pelo pinhal, que constituem os quartos, e por um edifício principal onde se encontram grande parte os serviços comuns como a receção, restaurantes e bares, salas de reuniões, Spa, piscinas e ainda as áreas internas de apoio ao hotel.
Os 40 pavilhões que constituem os quartos têm uma estrutura porticada em betão armado com cobertura em estrutura de madeira à vista e grande parte deles com piscina. Existiu uma coordenação muito apertada com todas as especialidades e um especial cuidado com todos detalhes para garantir as exigências do acabamento final.
O edifício principal está implantado numa zona com algum declive, e embora tenha havido uma tentativa de atenuar os declives com a colocação de aterros paisagísticos por parte da arquitetura, obtiveram-se ainda assim desníveis máximos da ordem dos 8 m. Para fazer face a este tipo de topografia houve a necessidade de se recorrer a estruturas de contenção periféricas com dimensões consideráveis na zona da cave, tais como muros com contrafortes e sistemas de tirantes em betão armado embebidos no terreno.
A equipa técnica da DIMSTRUT, actualmente integrada nos quadros da CONSULMAR, desenvolveu os projectos de fundações e de estruturas.

Localização: Comporta, Portugal

Dono da Obra: Comporta Dunes Hoteis e Golf, S.A.