(Set. 2020) Em fevereiro de 2018 forte intempérie originou intensa agitação marítima que culminou na destruição de parte do acesso que liga o Portinho da Arrábida à praia do Creiro, em Setúbal.

Para além de ter ficado inviabilizado o acesso a duas casas e um restaurante, ficou também comprometido o funcionamento do acesso de emergência que interliga o Portinho com o Creiro. Após a intempérie foram realizadas obras de remediação mas que não garantem proteção face a novas investidas do mar.

Face a este cenário entendeu a Câmara Municipal de Setúbal promover a conceção do Projeto da Retenção Marginal sobre o Talude do Caminho Portinho-Creiro. O Projeto foi adjudicado à CONSULMAR no âmbito de concurso realizado pelo município.

A retenção marginal desenvolver-se-á ao longo de cerca de 470 m e será composta por enrocamentos dimensionados de acordo com as solicitações a que o local está exposto.

Pretende-se, assim, uma solução técnica que garanta a estabilidade do talude, a proteção do edificado, a utilização do caminho como estrada de fuga e ainda como eixo de ligação pedonal para os utentes da praia.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *