Novo Porto de Pesca de Tanger, Marrocos

A intervenção estudada consiste na criação do novo porto de pesca de Tanger, que envolve a construção de um quebra-mar de 1175m de extensão, criação de um canal de acesso de 100m de rasto e fundos de serviço a -7,00m (ZH) e um Contra-Molhe de cerca de 180m de extensão, rampa de alagem e dois pontões flutuantes de 220m cada.

Com as intervenções previstas é criada uma bacia de 13,7hectares, contemplando diversos cais de acostagem de fundos entre -3,0m e -7,0m, assim como um terrapleno com cerca de 12,5hectares no qual serão implantadas as diversas instalações de apoio à frota e à descarga do pescado (lotas, entrepostos frigorífico e de comerciantes). Uma zona de estacionamento da frota de maiores embarcações, bem como um posto de combustíveis, no intradorso do quebra-mar, completam as facilidades criadas.

O envolvimento da CONSULMAR que contou com apoio de gabinete de estudos local, consistiu nos estudos de oceanografia e topo-hidrografia e enquadramento técnico dos levantamentos, a elaboração do Estudo Prévio e do Anteprojecto, e contempla a assistência técnica à construção.

Localização: Porto de Tanger – Reino de Marrocos

Dono da Obra: ANP – Agence Nationale des Ports