Porto de Leixões – Novos porta-contentores no horizonte.

A CONSULMAR elaborou para a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. o Projeto de Execução do Prolongamento do Quebra-Mar Exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões, bem como o Estudo do Impacte Ambiental.

O projeto é constituído por duas componentes: o Quebra-Mar Exterior prolongado numa extensão de cerca de 300 metros e o aprofundamento do canal de acesso marítimo, para a cota -16,85 m(ZHL), e da bacia de rotação com 600 m de diâmetro dragada até à cota -15,5 m(ZHL).

A concretização desta obra irá as condições de segurança e de navegabilidade no acesso ao porto de Leixões e na zona de manobra dos navios, permitindo o acesso e receção de navios de carga de maior dimensão, até cerca de 300 m de comprimento, 40m de boca e 13.5m de calado e capacidade na ordem dos 5.000 TEU, respondendo às necessidades prementes de crescimento de um dos portos mais importantes do país.

O projeto dispõe de Declaração de Impacte Ambiental favorável emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente em 27 de agosto de 2018.

 

Localização: Porto, Portugal

Dono de Obra: Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.