TERMINAL VASCO DA GAMA COM “DIA” FAVORÁVEL

TVG(Jan.2019)

Desde o passado dia 28 de Dezembro, o projecto do Terminal Vasco da Gama, no Porto de Sines, dispõe de Declaração de Impacte Ambiental favorável emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Recorda-se que o Estudo Prévio do Terminal e respetivo Estudo de Impacte Ambiental foram elaborados para a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A.,por um consórcio liderado pela CONSULMAR, que envolveu também as empresas HIDROMOD e NEMUS.

Trata-se de um terminal destinado à movimentação de contentores constituído por um cais com uma frente de 1.380 m de comprimento, um terrapleno com cerca de 90 ha para instalação do parque de contentores e área logística, e um quebra-mar destacado com 1.200 m de extensão.

O projeto compreende também a realização de Dragagem para assegurar acesso marítimo pleno, bem como as acessibilidades terrestres (rodo e ferroviárias) ao novo terminal.

A desenvolver em duas fases o TVG terá uma capacidade de referência final na ordem de 3 milhões de TEU/ano, elevando o Porto de Sines a um novo patamar no volume de contentores movimentado e número de escalas de grandes navios porta-contentores.